Advertising

Recife divulga programação para o Dia do Frevo


A programação preparada pela Prefeitura do Recife para celebrar o Dia do Frevo, comemorado no próximo dia 9 de fevereiro, já toma conta das ruas da cidade. Até sábado, a capital do verdadeiro Carnaval de rua do Brasil reverencia o gênero musical que é embaixador da folia com festa e atividade para todo lado.

No Paço

No Paço do Frevo, espaço de fomento e salvaguarda das tradições e histórias contadas entre acordes e passos, a festa começou no último domingo, com o Arrastão do Frevo. E os clarins seguem ecoando semana adentro. Hoje (5), durante toda a tarde, o equipamento mantido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife oferecerá uma vivência de frevo, para quem quiser cair no passo. Na quarta (6) e na quinta (7), das 9h às 17h, crianças e públicos de todas as idades serão convidados a participar da Frevência, ciclo de atividades educativas que propõe ações, jogos e oficinas com o intuito de difundir a cultura do frevo, promovendo reflexões e interações sobre esse patrimônio imaterial.

Na sexta (8), o Paço celebra seu aniversário de cinco anos, com uma grande programação gratuita, que começa às 10h, na Praça do Frevo, que fica no terceiro andar do museu, com a poesia de Luna Vitrolina, depoimentos de convidados institucionais e apresentações dos Brincantes das Ladeiras. Ao meio dia, o Paço vai ferver com a Hora do Frevo, programação musical gratuita oferecida no térreo do museu, que contará com a participação de Seu Luizinho Calixto e Cláudio Rabeca. A atividade encerra com a participação de Luna Vitrolina. Até as 17h, a programação segue com mais vivências e Fervência.

No próprio dia 9, a festa também será gratuita e aberta ao público. A programação começa às 15h50, com falas e apresentações de professores e alunos que atuam no Paço (Canto Coral, Frevo Improviso e Vivência), no 3º andar do museu. A partir das 16h30, apresenta-se a Transversal Frevo Orquestra, de César Michiles, filho do frevo recifense. O Paço do Frevo na Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife. Informações: (81) 3355-9500.


Nas ruas

As comemorações do dia 9 também vão ganhar as ruas. Na Praça do Arsenal, vai ter orquestra de frevo e passistas, a partir das 15h. Na Zona Sul, o Caminhão da Malhação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai estacionar no Segundo Jardim, a partir das 7h, convidando todo mundo a celebrar o frevo queimando calorias ao som dos clarins de momo.

À tarde, a partir das 14h, a programação desembarca na Zona Norte, com um passeio gratuito do projeto Olha! Recife, com destino às sedes da Gigantes do Samba, Troça Abanadores do Arruda e Maracatu Encanto da Alegria, além de outros atrativos da Zona Norte. O passeio, oferecido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, contará com guia de turismo. As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, na sexta-feira (8), a partir das 9h.

Escola de Frevo

Também administrada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, em Santo Amaro, abre as portas para públicos de todas as idades, com ou sem habilidade para o frevo, na próxima sexta-feira (8), para celebrar a dança e a música que embalam os recifenses há muitas gerações. Das 9h às 10h, a escola promoverá vivências de frevo infantis, gratuitas e abertas ao público. Das 10h30 às 12h, será a vez do público adolescente e adulto cair no passo.

À tarde, a partir das 16h, o público está convidado para uma roda de conversa musical e dançante com Nena Queiroga, Gustavo Travassos e Ed Carlos, intérpretes e árduos defensores do frevo. “É com muito carinho e apreço que digo que a Escola de Frevo faz parte da minha história, desde os tempos do professor Nascimento até os dias de hoje. Grandes passistas e professores passaram por lá, como Flaira e Jefferson, entre tantos outros. A Escola de Frevo é um exemplo para todos nós que amamos e valorizamos o que é nosso. Viva o frevo e viva o passo!”, diz Ed Carlos, já celebrando a data e a programação.

A programação contará ainda com orquestra de frevo e distribuição de sombrinhas, para incrementar a performance e garantir a imersão do público. A escola fica na Rua Castro Alves, nº 440, no bairro da Encruzilhada. Informações: (81) 3355-3102.

Nenhum comentário