Últimas Notícias

Homens com barriga de chope são mais saudáveis


Ganhar uma certa barriguinha depois da paternidade pode tornar os homens mais saudáveis, mais atraentes, mais longevos e melhores em transmitir seus genes. É o que acredita o antropólogo Richard Bribiescas, professor da Universidade Yale e autor de um livro a respeito: How Men Age: What Evolution Reveals about Male Health and Mortality (“Como o homem envelhece: o que a evolução revela sobre a saúde masculina e a mortalidade”, não lançado em português).

Segundo ele, isso está ligado aos níveis decrescentes de testosterona. A testosterona é um hormônio que, nos homens, é produzido pelos testículos. Além de governar características sexuais masculinas (crescimento das gônadas, nascimento de pelos, engrossamento da voz, etc), esse hormônio também determina as formas típicas do corpo do homem.

Conforme os níveis de testosterona diminuem – o que ocorre naturalmente à medida que o homem envelhece –, o corpo tende a ganhar peso e reduzir sua massa muscular. Assim, o excesso de energia dos alimentos se deposita, na forma de gordura, em volta do abdômen, criando a “barriguinha de chope”. De acordo com Bribiescas, a queda na testosterona também faz com que os homens procurem menos parceiros sexuais, e invistam mais tempo na família e nos filhos.

Por Ingrid Luísa

Nenhum comentário